quinta-feira, 27 de novembro de 2008

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gestão logística ou gestão da network logística?



Explicita o conceito de gestão da network logística.


A gestão network logística passa por planear e coordenar todas as actividades necessárias para alcançar níveis aceitáveis e desejáveis em serviços e qualidade ao mais baixo custo. Esta proposta da logística passa por acrescentar valor concomitantemente ao mercado.

Procurement




1. Defina procurement.



R: Procurement, sgnifica ter em conta a aquisição de mercadorias, pensando em termos de integração num processo global do abastecimento da empresa. Ao equacionar a compra de produtos, a empresa tem os bens sempre disponiveis. Assim, esta deve conhecer bem os seus fornecedores e a sua eficientes e qualidade. Os fornecedores são importantes para a empresa pois estes são um factor impotante para a obtenção dos lucros da empresa.




2. Refira-se à diferença entre gestão de stocks e procurement.
2 - A diferença na gestão de stocks, é vista como uma função independente das outras, como a funçaõ comercial, a funçaõ produção, a função financeira, estando os stocks num determinado nível. O procurement, procura integrar a gestão de stocks na função logística. Sendo este uma necessidade importante na gestão dos stocks com o global da empresa.

A logística como fonte de vantagem competitiva


1. Identifique as actividades primárias e de suporte da cadeia de valor de Porter.



R: Segundo a cadeia de valor de Porter temos actividades primárias: a logística de inputs, operações, logística de outputs, marketing, vendas, serviço. As actividades de suporte são: procurement, desenvolvimento tecnológico, gestão de recursos humanos e infra-estrutura empresariais.


2. Indique o critério adoptado para distinguir as actividades primárias das de suporte.



R: Todos os movimentos físicos dos produtos são consideradas actividades primárias, como os outputs, inputs, operações com logística e o marketing de vendas. As actividades necessárias são as mais importantes. As actividades de suporte, são aquelas que se verifica movimentos físicos dos produtos, sendo estas as infra-estruturas empresariais, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e procurement.


3. Verifique que o desenvolvimento das vantagens competitivas se traduz numa maior fidelização dos clientes.



R:Se a empresa fornecer produtos mais competitivos com preços interessantes e de qualidade superior, os clientes têm tendência a voltar isto é fidelizado-os e até á chegada de novos clientes á empresa. Um cliente satisfeito divulga a sua satisfação a outros potenciais clientes.

4. Justifique o novo lugar atribuído ao procurement na cadeia de valor reconfigurada (versão logística).



R: Se o Procurement consiste na compra de bens aos fornecedores, este é um fluxo físico que faz parte da logística de inputs. Na versão reconfigurada o procurement tem um lugar nas actividades primárias em conjunto com logísticas de inputs.

Tendências e desafios para a gestao da logística

1. Identifique várias tendências da logística que a imagem acima sugere.


R: As necessidades de resposta simultâneas a mercados globais e locais são: contactar e negociar com fornecedores cada vez mais globais, diversificar mercados baixando o grau de dependência encontrando clientes posicionados em tudo o espectro planetário. Estabelecer um foco explícito na adaptação á experiência global.
Necessidade de reconfiguração do binómio estratégia, estrutura e focalização nos processos consiste na reconfiguração dos eixos estratégicos onde acentua a competitividade das empresas, o binómio estratégico consiste na estrutura que conhece aproximações dinâmicas enfatizadas por autores de domínio estratégico.


2. As empresas precisam de responder em simultâneo a centralização das operações logística mercados globais e locais. Refira algumas técnicas de adaptação das empresas à nova realidade, e suas consequências sobre.


R: A adaptação por intermédio da parceria de autesorcing, integrar as relações com os parceiros no sistema de logística assim estamos centralizar as funções. pode-se considerar necessidades de contactar e negociar com fornecedores cada vez mais globais, diversificar mercados baixando o grau de dependência e encontrar clientes posicionados em todo o espectro planetário que deverão estabelecer um foco explicito na adaptação á experiência global. Assim um binómio complexo devido á diferenciação das varias componentes e mercados de base levando á complexidade empresarial.
3. Relacione a reconfiguração do binómio estratégia/estrutura e a focalização nos processos com a importância atribuída pela logística ao sinal da procura.

R: Esta influência é um sustentáculo á criação de cadeias de empresas, não necessariamente direccionais ( origem destino), por forma a que, nos outputs e na forma de conseguir, mais horizontal, satisfazendo o accionista e a organização interna que segue o caminho mais desafiante passando por uma recompensa complexa própria da organização. A concentração da empresa no cor business tende a ser extra analisada proporcionando o crescimento continuado dos operadores logísticos por absorção de activos e por funções e aquisições. Esta técnica da logística profissional tornou-se num dos maiores potenciais no que diz respeito ao crescimento da ao crescimento da ultima década.



4. Com o desenvolvimento do comércio electrónico, identifique as áreas onde os desafios colocados à logística persistirão.



R: Os grandes desafios futuros estarão seguramente do lado dos fluxos físicos ( e a sua integração com o mundo digital), uma vez que a rapidez destes começa a ser uma condicionante á rapidez de resposta, para alem de ser a complexidade deste.
O raciocínio logístico será integrado de fluxos físicos informacionais, que a logística gere, será determinante em novas aproximações que desafie a resposta de elevado atrito, física, e que conjuguem com a solicitude de interacções rápidas, digitais, de baixo atrito.




5. Resposta a cliente infiéis:“É onde a logística e a gestão logística, se tornam mais uma arte que uma ciência”.Justifique.



R: A reposta ao mercado infiel é cada vez mais complexa no que diz respeito a tempo preço, é fortemente sujeito aos efeitos da substituição tornando-se difícil de perceber que argumentos seriam seguros par obter fidelização. A gestão da logística torna-se mais uma arte, que numa ciência visto que a gestão e o domínio do tempo tornam- se fulcrais na resposta com a máxima fiabilidade.


6. Sempre que se pense na redução de custos (reconfiguração da estrutura de custos) deverão ter-se presentes três movimentos. Explicite-os.


R: A necessidade de aumentar a produtividade como contrapartida para a necessária descida de custos. Necessidade de organizar a empresa, organização. Necessidades de concentrar operações de nível central de forma a aumentar a visibilidade logística, como forma de reduzir os custos. Estas são as três necessidades de reconfiguração dos custos.


7. Aponte a logística reversa como resultado da adaptação das empresas às novas exigências ambientais.


R: A adaptação das empresas a novas exigências ambientais transforma-se numa industria reversível e integrável na reserve logístics, á custa das disfunções da industria tradicional numa óptica de gren-logístics, com práticas limpas á origem. Poluidor pagador, aumento das normas de exigências das normas ambientais, implementação de embalagens retomáveis, criação de fluxos logísticos físicos contrários aos primários origem destino.


8. Explique como a integração da cadeia logística conduz as diversas empresas à focalização no core business.

R: A multiplicidade dos relacionamentos da empresa e o reconhecimento da necessidade da rede e focalização no cor business, permite á empresa com a união entre elas e pareceria podendo fomentar respostas mais rápidas em ambientes de elevada complexidade percepcionando elevada importância e estratégias. Isto é a empresa em rede torna-se vantajosa.


9. Comente a figura 17, “Gerir em complexidade desafios” (do texto distribuído).

R: As empresas ganham com o valor acrescentado que é um grande desafio sendo este um grande desafio reinventar a logística. O valor acrescentado provem da gestão dos clientes mais exigentes atendendo aos itens mencionados na figura 17, permitindo que a empresa ganhe ou perca. A empresa tem em conta a colaboração do trabalho em rede, ganha ou perde o valor acrescentado. Se a empresa tiver em conta estes factores e se for uma empresa ganhadora vai ter mais valor acrescentado.