1. Identifique as actividades primárias e de suporte da cadeia de valor de Porter.
R: Segundo a cadeia de valor de Porter temos actividades primárias: a logística de inputs, operações, logística de outputs, marketing, vendas, serviço. As actividades de suporte são: procurement, desenvolvimento tecnológico, gestão de recursos humanos e infra-estrutura empresariais.
2. Indique o critério adoptado para distinguir as actividades primárias das de suporte.
R: Todos os movimentos físicos dos produtos são consideradas actividades primárias, como os outputs, inputs, operações com logística e o marketing de vendas. As actividades necessárias são as mais importantes. As actividades de suporte, são aquelas que se verifica movimentos físicos dos produtos, sendo estas as infra-estruturas empresariais, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e procurement.
3. Verifique que o desenvolvimento das vantagens competitivas se traduz numa maior fidelização dos clientes.
3. Verifique que o desenvolvimento das vantagens competitivas se traduz numa maior fidelização dos clientes.
R:Se a empresa fornecer produtos mais competitivos com preços interessantes e de qualidade superior, os clientes têm tendência a voltar isto é fidelizado-os e até á chegada de novos clientes á empresa. Um cliente satisfeito divulga a sua satisfação a outros potenciais clientes.
4. Justifique o novo lugar atribuído ao procurement na cadeia de valor reconfigurada (versão logística).
R: Se o Procurement consiste na compra de bens aos fornecedores, este é um fluxo físico que faz parte da logística de inputs. Na versão reconfigurada o procurement tem um lugar nas actividades primárias em conjunto com logísticas de inputs.
Sem comentários:
Enviar um comentário