quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

MBM mobile: exemplo de sucesso na implementação de tecnologia CRM

1. Relacione o CRM com a produtividade do trabalho.

R: O CRM contribui para o aumento da produtividade no trabalho visto ser uma solução na integração da informação. Formalizando uma bolsa de estágios para o desenvolvimento de projectos de base tecnológica. Mais informações

http://http://www.mktonline.net/index.php?

2. Mostre que a produtividade do trabalho depende de múltiplos factores, sendo abusivo associá-la ao CRM.

R: A produtividade não depende só do factor CRM mas sim de um conjunto de factores tais como; a cultura do trabalho, o factor capital, que associados desempenham tarefas juntos contribuindo assim para o cumprimento do horário laboral e o desenvolvimento da empresa. Nos países desenvolvidos existem quadros legais que suportam esta base de ideias mantendo assim uma relação estável entre estes.

3. Classifique o evento num dos três grupos clássicos de CRM confrontando as definições de João Dias e de Francisco Ferrão.

R: No texto de João Dias, podemos integrar-lo no CRM colaborativo que visa à criação de canais de relacionamento com o cliente.
No texto de Francisco Ferrão, vamos integrá-lo no CRM operacional que foca na obtenção do valor do cliente através de colaboração inteligente, baseada em conhecimento..



4. Uma das situações que mais desagrada um cliente, e que infelizmente ocorre com frequência, é ter que repetir algo que já foi transmitido. Para evitar isso, há que detectar todos os pontos de contacto, definir como registar essa interacção e definir como vai ficar disponível para quem de direito necessite de saber o que se está a passar. O software CRM já tem tudo previsto, não é preciso reinventar a roda. Mas, é preciso criar uma cultura organizacional que esteja orientada para o cliente e em que todos os colaboradores da empresa estejam motivados a trabalhar nesse sentido e isso passa por alimentar o repositório de informação, pois sem informação actualizada e disponível não há CRM.
Continuar a ler na MKTONLINE

Mostre que a implementação do CRM implica a aceitação de maiores mudanças a nível cultural que a nível tecnológico.


R: As empresas nos dias de hoje detém uma base de dados dos clientes, mas os colaboradores individualmente detém uma base de dados particular mais enriquecida de cada cliente. Assim o vendedor acaba por ter uma agenda pessoal, sem a partilhar com ninguém.
A implementação do CRM, não depende só da tecnologia da empresa, mas também da partilha dos seus colaboradores e dos dados que cada um possui em relação a cada cliente da empresa.

Sem comentários: